Valério

veja mais sobre o artista

Valério é um músico, compositor e produtor brasileiro nascido em Guarulhos, São Paulo. Desde 2016, ele promoveu dois álbuns de estúdio e um EP ao vivo, além de um poucos solteiros.

Ao longo de seus 10 anos de carreira, Valério tem se dedicado ao popular sons e ritmos do continente africano. Paralelamente, ele desenvolve uma trabalha com kalimba como músico e como educador de arte.

Lançado recentemente em plataformas de streaming, Cratera é uma obra que representa uma pausa artística para Valério: é um disco de espírito livre, inteiramente baseado em um elétrico kalimba, que se transforma em múltiplos instrumentos nas mãos deste peculiar artista.

Cratera também é um álbum de ambientes e lugares incomuns – uma coleção de peças energéticas ou contemplativas e sempre transcendentais. A partir de a simplicidade de seu piano de polegar rústico, Valério extrai um toque inovador e sensual som, em que referências ancestrais se integram naturalmente com a música contemporânea.

Em algumas faixas, ele sutilmente adiciona guitarra, ukulele ou trompete de bolso, que dá um sabor cósmico ou psicodélico ao álbum.

No passado, entre 2010 e 2015, Valério desenvolveu vários outros projetos musicais experimentais – o mais conhecido no Brasil é o quarteto afro-punk HAB.

De suas parcerias e colaborações com artistas ao redor do mundo, é valido citar On Fillmore (Valério participou das gravações do último LP da dupla formada por Darin Gray e Wilco’s Glenn Kotche) e Gata Pirâmide (uma banda que Valério idealizou ao lado de Steve Shelley do Sonic Youth).

plugins premium WordPress